Ethos fala na OEA sobre o papel das empresas no combate à corrupção no Brasil

A palestra foi ao Comitê de Peritos do Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Mesicic).

Nesta quinta-feira (20/3), o diretor-presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, fez uma palestra na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos EUA, durante a 23ª Reunião do Comitê de Peritos do Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Mesicic). Adotada pelos Estados-membros da OEA em 1996 e aprovada pelo Congresso brasileiro em 2002, essa convenção é um instrumento de combate a toda forma de corrupção no exercício das funções públicas ou especificamente vinculadas a esse exercício.

A convite da entidade, Abrahão participou de uma mesa sobre o tema “Responsabilidade do Setor Privado na Prevenção e Combate à Corrupção”, apresentando as experiências e resultados do trabalho do Instituto Ethos com as empresas, ao longo dos últimos anos, para contribuir com o combate à corrupção no país. Em sua apresentação, ele destacou, entre outras coisas, a experiência do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e a articulação entre as empresas e o setor público que resultou, por exemplo, na criação do Cadastro Pró-Ética, uma iniciativa do InstitutoEthos com a Controladoria-Geral da União (CGU).

“Creio que a apresentação com as ações do Ethos na agenda da integridade despertou a curiosidade dos representantes dos países-membros, pois a grande maioria das perguntas foi a mim dirigida”, disse Abrahão logo após o encontro. “Isso só reforça a relevância do trabalho do Ethos, seus associados e sua equipe.”