Visualizar Newsletter
Visualizando Newsletter:Última chamada - Prazo para preenchimento da plataforma estendido até o dia 4 de outubro de 2013
Informamos que a data-limite para o preenchimento da Plataforma Virtual de Monitoramento era até dia 30 de setembro de 2013. Caso a sua empresa ainda não tenha preenchido o questionário de monitoramento do Pacto, informamos que a plataforma estará disponível até o dia 4 de outubro, em caráter excepcional para as empresas que ainda desejem se manter como signatárias do pacto pela Integridade e Contra a Corrupção.
O prazo de envio de respostas às questões da Plataforma de Monitoramento já havia sido encerrado e o Comitê de Coordenação e Monitoramento do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção divulgou a lista de empresas signatárias que não cumpriram a tarefa acordada, no dia 30 de julho de 2013. O preenchimento do questionário on-line é obrigatório para a continuidade do compromisso pelo combate à corrupção, conforme o item 5 do regimento do Pacto.
De acordo com avaliação preliminar, a maior parte das grandes empresas atendeu ao monitoramento e preencheu a plataforma. Elas têm influência de peso em diversas cadeias produtivas abrangidas pelo acordo.
O descumprimento das exigências ainda não acarretou a suspensão do Pacto contra a Corrupção, mas os responsáveis pelas empresas e organizações listadas abaixo que ainda queiram prosseguir como participantes do compromisso precisam regularizar sua condição de signatárias conforme as determinações do regimento do Pacto. Para isso, devem entrar em contato urgentemente com o Instituto Ethos, por um destes e-mails:secretariaexecutiva@empresalimpa.org.br ou marina@ethos.org.br.
Esta é a última extensão do prazo de preenchimento deste ano. Por isso, solicitamos que as empresas efetuem o preenchimento da plataforma dentro do prazo para dar continuidade ao compromisso público em favor da integridade no ambiente de negócios.
A partir das orientações explícitas no texto do Pacto, as organizações são capazes de direcionar, de forma compartilhada, seu esforço pela criação e manutenção de políticas e processos de promoção de integridade, bem como de prevenção e combate à corrupção. O acompanhamento dos compromissos pela Plataforma de Monitoramento do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção tem como objetivos:
- Monitorar compromissos das empresas;
- Dar visibilidade e transparência às práticas de integridade das empresas signatárias;
- Fortalecer o Pacto Empresarial pela Integridade contra a Corrupção;
- Realizar diagnóstico sobre as práticas de promoção de integridade nas empresas signatárias do Pacto;
- Gerar referência, a partir das práticas das empresas signatárias;
- Gerar relatórios individuais orientadores da evolução das empresas em relação à integridade; e
- Oferecer subsídio ao planejamento das empresas na adoção de práticas de integridade.
Aproveitamos para lembrar a todos que somente empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção estão aptas a buscar adesão ao Cadastro Pró-Ética e que o preenchimento da Plataforma de Monitoramento é uma das obrigações dos signatários.
Esta nota, que também está sendo encaminhada aos signatários, é uma “lista de atenção” apontando os inadimplentes, bem como uma solicitação para que entrem em contato com este comitê o mais breve possível.
Todo o processo obedece ao previsto no Código de Conduta do Pacto pela Integridade e contra a Corrupção. As empresas terão um prazo de 60 dias para regularizarem seu cadastro, a contar de 29 de julho de 2013, data de divulgação desta lista.
A lista de empresas suspensas pode ser acessada pelo link:
Quem precisar de algum esclarecimento sobre o acesso à área restrita às empresas signatárias deve escrever parasecretariaexecutiva@empresalimpa.org.br ou marina@ethos.org.br.
Comitê de Coordenação e Monitoramento
do Pacto pela Integridade e contra a Corrupção
Monitoramento do Pacto
A plataforma de monitoramento do pacto acompanha e orienta o cumprimento do acordo assinado pelas organizações signatárias.