Guia para promoção de integridade em eventos esportivos é lançado em Nova York

Publicação orienta empresas sobre prevenção da corrupção. Lançamento foi uma das ações da ONU no Dia Internacional contra a Corrupção.       

“Corrupção é uma barreira para alcançar objetivos universais de desenvolvimento”, afirmou o secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, durante a cerimônia do Dia Internacional contra a Corrupção, realizada em Nova York (EUA), na última segunda-feira (9/12), convidando governos, o setor privado e a sociedade civil a tomar uma posição coletiva contra essa doença que é social, política e econômica e afeta todos os países. “Para alcançar um futuro com equidade e mais próspero para todos, precisamos cultivar uma cultura de integridade, transparência, accountability e boa governança”, disse ele.

No evento, foi lançada a publicação Fighting Corruption in Sport Sponsorship and Hospitality – A Practical Guide for Companies(Combatendo a Corrupção no Patrocínio Esportivo e Ações de Hospitalidade – um Guia Prático para Empresas), elaborada por um série de entidades, como o Pacto Global da ONU, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o Instituto Ethos, a Transparência Internacional, a Fachverband für Sponsoring und Sonderwerbeformen e.V e Humboldt-Viadrina School of Governance. Sete empresas também participaram da elaboração do documento: Coca-Cola, ENI, Microsoft, MTN Nigeria, Petrobras, Sanlam e System Capital Management.

Na cerimônia, o Instituto Ethos foi representado por Marina Martins Ferro, coordenadora de Políticas Públicas, que apresentou a contribuição brasileira à publicação e falou dos Indicadores de Transparência desenvolvidos pelo projeto Jogos Limpos, do instituto.

O guia lista seis etapas para elaborar um programa de prevenção à corrupção em patrocínio esportivo e ações de hospitalidade: comprometimento, avaliação, definição, implementação, medição e comunicação. No manual também é possível encontrar exemplos de códigos de conduta para entidades esportivas, políticas de empresas para ações de hospitalidade e distribuição de presentes e brindes; e ainda de como se pode divulgar e relatar os procedimentos das políticas internas implementadas.

No Brasil, realizou-se uma série de consultas a empresas sobre as versões preliminares do documento, as quais foram conduzidas pelo Instituto Ethos e pela Rede Brasileira do Pacto Global. A versão final em inglês estará disponível até o fim do ano no site do Pacto Global; já a versão em português deve ficar pronta no primeiro semestre de 2014.

No ano que vem também serão elaboradas cartilhas desenvolvidas especificamente para determinados públicos, como entidades esportivas, pequenas e médias empresas.

Ainda em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, o UNODC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançaram esta semana a campanha “Zero Corrupção – 100% Desenvolvimento”, criada por e para jovens para aumentar a conscientização sobre a corrupção.